terça-feira, 25 de agosto de 2009

A escultura no Renascimento

Pietá, 1498 - 1299. Feita por Miguel Ângelo (outro grande escultor do Renascimento). Com 174 cm de altura e 195 cm de base São Pietro, Vaticano.
Durante o período do renascimento, as esculturas também deixaram seu marco na arte européia. Integravam o estilo artístico gótico, principalmente pelo fato de serem objetos que valiam por si, deixando de participar da decoração e do paisagismo.
A maioria das esculturas eram estátuas, cujos detalhes eram muito bem valorizados, para que houvesse bastante realismo. Na época, eram muito comuns estátuas que retratavam nudismo, algo que provavelmente foi uma característica da arte de esculturas na renacença.
Mas não haviam só estátuas. Púlpitos e ornamentos na arquitetura eram também outros ícones desse gênero artístico renascentista.
Várias das esculturas eram expostas em igrejas e catedrais. Algumas dessas inclusive tornavam-se famosas. É o caso, por exemplo, do púlpito que Nicola Pisano produziu, no ano de 1260, para o Batisfério de Pisa. Sua obra foi considerada a manifestação da arte em esculturas percursora do renascimento.
Além de Nicola Pisano, houveram ainda dezenas de outros artistas que viveram na renacença európéia, em especial, italiana, e destacaram-se nesse tipo de arte.
Um bom exemplo foi Donatello, um grande escultor, que introduziu o humanismo, influenciando o naturalismo e a glorificação do nu. Este também ficou famoso por suas belas pinturas.
Outros artistas, bem como Michelangelo, tornaram-se ainda mais famosos com esse tipo de arte.
Sabe-se que as esculturas da época buscavam retratar o homem tal como ele é na verdade, por meio de estudos do seu carácter e forma física típica. Além disso, elas eram completamente independentes da arquitetura, porém, visava-se dar especial importância ao tamanho das obras. Estudos comprovaram que as posições excercidas pelos pesonagens retratados nas esculturas do renascimento demonstravam equilíbrio total, com as pernas abertas ou uma sobre-posta na fente da outra. Isso aumenta a percepção dos detalhes mínimos que os escultores faziam questão de pôr em suas obras. Outro interessante fato relacionado á forma física das pessoas retratadas era o de seus músculos levemente torneados e suas proporções perfeitas, também resultado da cautela dos artistas.