terça-feira, 25 de agosto de 2009

Música no Renascimento

Se comparada ás outras transformações da época do renascimento, como a física, a literatura e a geografia, a música não apresentou uma mudança muito grande, porém, algumas pessoas, bem como historiadores, concluem que talvez a música na europa tornou-se "mais alegre" apartir do século XV, devido aos textos e canções feitas na época medieval que foram analisados e aparentemente expressam harmonia.
Na Igreja Católica da época, a música renascentista, mesmo contando com muitas alterações e reparos, também era uma influência nos hinos. Sabe-se que a música do Renascimento tinha como característica a grande quantidade de vozes que se uniam na mesma melodia: ás vezes até 64 vozes.
Também não é difícil perceber o quanto a música renascentista era manifestada também na arte. Vários quadros datados do fim da era medieval e início da era moderna retratam músicos, corais e instrumentos, como o quadro acima, que retrata Francesco Landini (o mesmo que o pintou) tocando um pequeno órgão.
Até nos dias de hoje, nota-se que a música daquela época influencia músicos contemporâneos da atualidade, que tiram idéias das notas musicais e melodias para compor novas músicas.