quarta-feira, 21 de outubro de 2009

RENOIR - COMPLEMENTOS BIOGRÁFICOS

Normalmente as pessoas pensam que os grandes artistas nascem com um dom especial e que não é necessário estudar e se aperfeiçoar para conseguir sucesso.
Isto até pode acontecer, mas nem sempre é verdade. Renoir, por exemplo, sempre foi um apaixonado pela pintura e se dedicou a estudar e a aprender, para se aperfeiçoar cada vez mais.
A partir de 1862, enquanto ainda trabalhava na fábrica de porcelanas, frequentou cursos noturnos de anatomia e de desenho na Escola de Belas-Artes de Parise, paralelamente, estudou com o suiço Charles Gleyre, e nas aulas com este mestre conheceu Claude Monet, Alfred Sisley e Jean-Frédéric Bazille. Com estes pintores formou um grupo de idéias muito avançadas e revolucionárias, que a crítica da época, com desprezo, rotulou de impressionista.
Renoir e seu grupo, influenciados por Manet, passaram a primavera do ano de 1864 na floresta de Fontainebleau, onde se dedicaram a pintar diretamente da natureza, para apreender a cor local e tratar de forma espontânea os efeitos da luz, o que não era possível se ficassem presos aos estúdios.
Estas idéias, eram semelhantes às de outros três iniciadores da escola impressionista, Edouard Manet, Paul Cézanne e Camille Pissarro e os dois grupos se uniram e passaram a fazer diversas exposições de quadros impressionistas.