segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Leonardo da Vinci

Santa Ceia La Gioconda O Homem Vitruviano Auto Retrato de Da Vinci
Leonardo da Vinci nasceu no ano de 1452, provavelmente na cidade de Anchiano, mas os historiadores não tem certeza do seu local de nascimento. Foi um dos maiores gênios da humanidade, pois estudou e se tornou um mestre em várias áreas do conhecimento humano. Era um excelente anatomista, engenheiro, matemático, pintor, músico, natturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em seus livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época, tendo realizado pinturas e esculturas excepcionais, como, por exemplo, a Mona LIsa e a estátua equestre de Ludovico Sfroza, Duque de Milão, cidade em que viveu longo tempo. Nessa cidade, pintou a Santa Ceia.
A estátua equestre, devido à guerra com a França, nunca foi terminada, pois era enorme (sete metros de altura) e iria custar muito caro e consumir muito bronze, metal que era utilizado nos canhões da época. Como Artista, foi aprendiz de Verrochio, em Florença, onde viveu muitos anos e realizou diversos trabalhos de pintura, dentre os quais se destaca a Gioconda (Mona Lisa), atualmente exposta no Museu do Louvre.
Leonardo foi um homem muito adiante de seu tempo, inclusive elaborando projetos de armas e de outros objetos que só vieram a ser construídos muito tempo depois, como por exemplo, o tanque de guerra, o paraquedas, o helicóptero, o aeroplano, a bicicleta e outros.
Quando saiu de Florença, Leonardo foi trabalhar para o rei Francisco I, da França, país onde morreu no ano de 1519.