sábado, 30 de maio de 2009

A origem do Teatro na Grécia/Roma Antiga

Máscara usada em encenações de comédia na Grécia Antiga.
Na Grécia antiga, as peças de teatro tiveram origem das celebrações feitas á Dionísio, o deus da agricultura e da vinha. Os rituais que os gregos faziam para agradecê-lo e homenageá-lo tinham muita dança e música e, ao longo do tempo, foram ganhando melhor forma e organização.
Eram necessários até diretores de coro, responsáveis por organizar devidamente as celebrações.
Os rituais evoluiram e acabaram dando lugar as verdadeiras peças de teatro, cujos gêneros se destacavam, especialmente, em comédia e drama. Seu aparecimento aconteceu por volta de 550 a.C. e 220 a.C.
O coro era composto pelos narradores da história que, através do canto e da dança, retratavam as façanhas dos personagens. Sabe-se que os atores do teatro grego eram todos homens, e interpretavam vários papéis ao longo do espetáculo.
Os teatros foram criados no século VI a.C e, evidentemente diferentes dos de hoje, eram situados ao ar livre. Antes disso, as peças aconteciam em locais públicos.
Na época, havia uma infinidade de autores, mas, provavelmente os mais importantes sejam:
Ésquilo, Sofócles e Eurípedes no drama e Aristófanes, na comédia.
Por ter sido a principal origem do teatro na Grécia, Dionísio ficou também conhecido como o deus do teatro.
O teatro romano tinha muitas semelhanças com o grego, porém, não teve influência na indolatria de deus algum. Sua principal finalidade era apenas entreter as pessoas com alguns
espetáculos.
As peças encenadas variavam. Algumas contavam histórias de deuses e heróis mitológicos. Outras, faziam sátiras com o governo. Outras ainda narravam cenas da guerra. A música se envolvia nas peças e dava um ar de musical aos espetáculos.
555