terça-feira, 10 de março de 2009

Os Monumentos do Egito Antigo

Os antigos egípcios manifestavam muito de sua religiosidade em suas obras artísticas. Pelo exemplar capricho das artes, seus templos e túmulos tornavam-se monumentos. As pirâmides egípcias (muito famosas no mundo inteiro) são um exemplo de que, mesmo há milhares de anos atrás, o Egito diferenciava-se pela sua belíssima habilidade em arquitetura. Elas (as pirâmides) eram especialmente usadas como “cemitério particular” para os mais ricos do Egito Antigo. As pirâmides mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos. Elas chegam a ultrapassar os 100 m de altura, e continuam a ser preservadas até hoje, como símbolo da beleza egípcia. Além disso, elas são parte das sete maravilhas do mundo, e isso resume muito do que se pode dizer á respeito delas.
A antiga arquitetura egípcia é tão detalhada e impressionante que, até hoje, mesmo para os cientistas, arqueólogos e historiadores, é difícil entender como um povo de uma época tão pouco evoluída podia ter uma habilidade tão grande num único gênero artístico.
Os benefícios da construção daquela época não eram razoáveis para os tamanhos e os detalhes dos monumentos que hoje podemos apreciar no Egito. Tudo era feito manualmente, o que provavelmente fazia com que o período de construção das pirâmides, por exemplo, durasse bem mais do que duraria hoje em dia, com os recursos modernos já disponíveis. A Esfinge também é uma obra egípcia reconhecida mundialmente. As lendas fictícias do Egito antigo contam que a Esfinge se tratava de uma espécie de monstro, com corpo de leão e cabeça de pessoa. A Esfinge não está só presente na arquitetura, mas também na mitologia egípcia. Ela guarda um velho mistério, a respeito do provável desaparecimento de seu nariz (o nariz da estátua).
A esfinge, já comentada nesta matéria, pode ser vista na foto ao lado.
Ela também é parte da mitologia grega, mas é mais conhecida no Egito.
Sua construção é datada da quarta dinastia egípcia (2723 a.C. a 2563 a.C.).